mapeamento

É de extrema importância mantermos um mapeamento do que temos à disposição para atuação e participação cidadã com os recursos públicos através de ferramentas e dispositivos legais.

Mentores

Para que os líderes locais possam realizar o impacto na transparência do orçamento público, contamos com um time de mentores para auxiliar no mapeamento de ferramentas para que possam incidir na construção de uma cidade mais transparente e participativa no orçamento público. Para isto, o projeto do Gastos Abertos convidou alguns especialistas para o mapeamento, que são eles:

Flávio Marques Prol

Pesquisador Visitante no Instituto de Direito Global e Políticas Públicas da Faculdade de Direito de Harvard (2016-2017). Doutorando em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, sob orientação do professor doutor Jean Paul Cabral Veiga da Rocha. Mestre e bacharel em direito pela mesma instituição. Pesquisador Associado do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Assessor Especial do Ministro da Justiça e Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Justiça (2014-2016). Fox Fellow na Universidade de Yale (2013-2014).


Bernadette Farias Lóscio

Bernadette Farias Lóscio é professora Adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). Possui Doutorado em Ciência da Computação pelo (CIn/UFPE) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Suas principais áreas de atuação são Dados Abertos e Dados na Web. Nos últimos anos, tem contribuído fortemente com essas áreas, ministrando cursos e palestras, realizando consultorias, coordenando projetos e orientando alunos de graduação e pós-graduação. Recentemente, trabalhou como editora do documento "Data on the Web Best Practices", produzido por um dos grupos de trabalhos do W3C e candidato a ser uma recomendação do W3C. Também tem interesse nas áreas de Web Semântica, Integração de Dados e Big Data.


Peter Krauss

Formação: Física Computacional pela USP São Carlos, com especializações em Geoprocessamento no INPE e Ecologia Aplicada na USP.

Ativismo: atuou com ONGs ambientais e educação a distância na década de 1990; é eterno defensor e colaborador do LexML e dos padrões JATS e SchemaOrg; vem atuando nos últimos 4 anos em Transparência Institucional e Dados Abertos, principalmente como colaborador da OKBr e em experimentos com cooperativas e condomínios.

Crenças: desde o berço defende e usa softwares abertos, é usuário de ferramentas de crowdsourcing (Wikipedia, Openstreetmaps, Github e Stackoverflow), e acredita na Democracia Direta.]